top of page

Desenvolvimento de ponta
a ponta - Magus Market

Captura de Tela 2024-01-24 às 00.27.47.png

Contexto 🦉

Magus market é um marketplace (plataforma onde diferentes lojas podem anunciar seus produtos) voltado ao mercado de jogos colecionáveis. Tendo como foco os TCGs (Trading Card Games), a Magus propõe uma nova experiência para se comprar e vender cartas colecionáveis. Alguns exemplos das principais buscas são os jogos: Magic the Gathering; Pokémon e Yu-Gi-Oh!

Atualmente faço parte da equipe de desenvolvimento como Product Designer... Mas o que isso quer dizer? Bom, por se tratar do momento de criação da plataforma, hoje atuo de ponta a ponta no projeto.

 

De início foi feita a restruturação da marca. Refazendo o design da logo, estabelecendo uma paleta de cores mais acessível para o site, além de uma nova linguagem para ilustrações.

branding.png

Pesquisa 🕵️‍♀️

Agora quanto ao site em si, o fluxo de navegação foi baseado no já nativo do sistema utilizado, Adobe Commerce (Magento). O que não significa que não houveram alterações.

Por se tratar de nichos específicos, os jogos TCGs, a página inicial e galeria necessitavam de mais clareza durante a busca por produtos.

Vale ressaltar que por questões de sigilo, por hora, as etapas de desenvolvimento das interfaces não serão apresentadas. Mas caso haja alguma dúvida, pode me contatar através do e-mail de contato :)

Voltando às telas, feita a pesquisa de referência (benchmarking), a página inicial do site se encontra como é apresentada na imagem abaixo.

home.png

Resultados de busca e filtros 🗃️

Como já mencionado, existe a constante necessidade em plataformas voltadas ao mercado colecionador, de filtrar a exata identidade do produto. Seja por questão da edição em que o objeto fora lançado, por questão da qualidade de conservação, ou mesmo pelo artista contratado para a ilustração específica.

Dessa forma, a filtragem de cartas fo separada em duas etapas. A de "Identidade" e a de "Vendas". Falando primeiro sobre a de Vendas, a tela abaixo representa a vitrine de um produto específico, uma carta com edição e número de lançamento definidos.

Esse método possibilita o controle de muitos atributos que vão além do número de série e edição do produto. Pegando de exemplo os características foil (nome dado às cartas metalizadas) e NM - Nier Mint (estado de conservação praticamente perfeito), o sistema de etiquetas permite ao usuário uma categorização das informações. Garantindo assim uma clareza maior na compra do produto com os atributos desejados.

foco_carta.png

Quanto à segunda pesquisa, a de Identidade da carta. Existe também a necessidade da busca para o produto em que o usuário ainda não conhece ao certo. Tomando de exemplo um jogador que deseja montar ser baralho apenas com cartas relacionadas aos elfos da coleção de Senhor dos Anéis. Nesse filtro, apresentado na tela abaixo, é possível selecionar a carta por edições e tipos específicos, no caso dessa pesquisa, a edição: Senhor do Anéis e o tipo: Elfo. Além da seleção por cor da carta, artista, formato de jogo etc.

resultado_magic_grid.png

Dentro do filtro de Identidade, a disponibilidade dentro do estoque de um vendedor não é levada em consideração, mas sim a existência da carta no banco de dados. O motivo para isso acontecer é de, nesse momento, o objetivo é de conhecer novos produtos.

 

Retomando o exemplo do atributo "foil", caso a pesquisas de identidade fosse limitada pelo estoque, poderia resultar na seguinte anedota:

 

-O usuário busca cartas para seu baralho de elfos, além disso ele gosta de carta "foil", mas não se restringe a elas. Caso ele selecionasse a opção de filtrar pelo atributo "foil" e existisse uma carta que tenha a sua versão com o atributo, mas o estoque fosse zero, o usuário não iria conhecer essa carta.

resultado_magic_lista.png
bottom of page